Loading articles...

FOTOS AP: Espaços das Olimpíadas de Paris unem história e modernidade e exibem patrimônio cultural

Last Updated Apr 17, 2024 at 9:57 am MDT

PARIS, França (AP) — Locais históricos ou icônicos estão no centro das Olimpíadas de Paris: os organizadores querem que o espetáculo também faça parte do evento, em conjunto com o esporte.

As estrelas do atletismo vão percorrer uma chamativa pista roxa construída no estádio nacional Stade de France. Jogadores de tênis disputarão medalhas nas célebres quadras de saibro de Roland Garros, sede do Aberto da França.

Cavaleiros correrão pelos antigos jardins reais de Versailles. Dançarinos de break, ciclistas de BMX e skatistas competirão à sombra de um antigo obelisco egípcio, na praça onde o último rei e a última rainha da França foram decapitados.

A Torre Eiffel, com seus 135 anos de existência, será o pano de fundo do vôlei de praia, da luta e do judô. Os triatletas nadarão no rio Sena, passando pelos pontos turísticos de Paris.

E os surfistas enfrentarão as ondas mais lendárias de todas, do outro lado do planeta, no Taiti, na Polinésia Francesa.

Ainda estão em andamento as obras de conclusão ou reforma das instalações olímpicas, antes da cerimônia de abertura, em 26 de julho.

A França construiu apenas dois novos espaços para os Jogos: um centro aquático no subúrbio parisiense de Saint-Denis, e uma arena em uma das regiões mais pobres da cidade, pensada para refletir consciência social e ambiental.

De resto, os organizadores estão usando instalações temporárias ou já existentes, como o estádio Yves de Manoir, reformado, que foi peça central dos últimos Jogos Olímpicos de Paris, um século atrás.

___

Esta matéria foi originalmente publicada em inglês em 16 de abril de 2024.

Associated Press, The Associated Press